1. Relatos e Questionamentos

José é um homem guerreiro. Trabalhou a vida inteira na plantação de algodão na sua fazenda própria e, durante toda a sua vida, conseguiu se planejar para poupar parte dos seus rendimentos (mês a mês) para que seu futuro fosse o mais tranquilo e seguro possível.

José não tinha grandes ambições, mas primava essencialmente por sua segurança financeira, pois desconhecia quanto tempo teria de trabalho embaixo do sol, em sua lavoura. José era casado, mas não teve filhos.

Ele não entende nem conhece os produtos financeiros disponíveis no mercado e nunca quis dar ouvidos ao seu gerente de banco, uma vez que sua preocupação era de poupar, além de comparecer ao banco para duas situações específicas: depósitos bancários, em sua conta corrente e poupança, e buscar seu talão de cheques, já que nem cartão de débito quis ter.

Ele está feliz com sua condição de pessoa que soube poupar a vida toda. Apesar da pouca instrução, conseguiu poupar a vida inteira 20% dos seus rendimentos mensais de R$ 3.000,00 líquidos e afirma que, agora, depois de 30 anos poupando, poderá finalmente se aposentar com segurança.

  1. Diante do texto acima, qual é o perfil de investidor de José?
  2. Por quê?
  3. Ele agiu corretamente em suas escolhas?
  4. Quais foram as vantagens para ele?
  1. Relatos e Questionamentos

1)      José tinha um perfil conservador,

2)      Pois o seu perfil era de alguém que não queria se arriscar e não cogitava a possibilidade de perca ou oscilação do seu dinheiro.

3)      Mas ele errou se ao não dar ouvidos ao seu gerente. Mesmo com um perfil conservador teria conseguido fazer o seu dinheiro render mais do que rendem na poupança, através de aplicações de longo prazo que garantiriam uma aposentadoria ainda mais tranquila.

4)      A vantagem que José teve em colocar o seu dinheiro na poupança foi que o seu dinheiro não perde valor pois a poupança geralmente corrige o valor do bem numa taxa maior do que a da inflação e não há taxas de serviços e nem cobrança de imposto sobre os rendimentos da poupança.

 

veja também:

Como Funciona Uma Consultoria Financeira Empresarial