consultoria empresarial deve funcionar de forma sistemática para que a atividade alcance resultados.

Primeiro é agendada uma reunião em que a empresa contratante do serviço, explica seus problemas e dúvidas, diante disso o consultor realiza anotações para consultas posteriores. Após as anotações, o consultor deve realizar um diagnóstico e uma proposta de trabalho. A proposta deve ser levada a empresa contratada que aceitará o trabalho.

Dessa forma, agora a missão do consultor é de aprofundar-se no assunto, é importante também que o consultor busque conhecer as peculiaridades do setor sobre o mercado em que a empresa está inserida, ou seja, uma consultoria dada a uma empresa de serviços é diferente da consultoria dada a uma empresa atacadista e assim por diante.

O estudo realizado pelo consultor deve levar em consideração as novidades, avanços, tendências e desafios do setor.

Afinal, a consultoria deve apontar soluções, orientar e ensinar a empresa, para que alcance resultados satisfatórios, até porque a motivação da empresa em contratar um serviço de consultoria é obter solução de uma determinada questão.

Tendências em consultoria empresarial

O setor de consultoria empresarial demanda diversos tipos de consultoria para diversos tipos de problemas.

O que se pode constatar no mercado é que houve um aumento na demanda por consultoria, isso porque as empresas estão vivendo um momento em o amadorismo e falta de compromisso com resultados a deixam em má situação de competitividade.

Por isso, cada vez mais empresas investem em consultoria empresarial, com tendências como: a demanda por consultoria como fonte na busca de novos conhecimentos, para administrar inovações, manter e adquirir vantagem competitiva, enfrentar a globalização e crises, consultoria para gestão de pessoas e clima organizacional.

Situações empresariais que geram consultoria empresarial

Dentre as situações vividas pelas empresas podem estar aquelas que demandam serviços de consultoria, como: abertura de novos negócios, expansão, ampliação de unidades, processo de internacionalização, lançamento de produtos, fusões, implantação de programas de qualidade.

Normalmente, as empresas contratam consultorias por ter algum objetivo como certificação de qualidade em gestão ou produtos, reengenharia de processos, reestruturação organizacional, processos de expansão, processo para se tornar uma rede de franquias, dentre outros.

Tipos de consultoria empresarial

Os consultores podem oferecer seus serviços aos clientes de diversas formas, dentre elas estão:

  • Consultoria por pacote fechado – este tipo de consultoria oferece técnicas e metodologias que podem ser aplicadas a diversas empresas. Esse tipo de consultoria foi desenvolvido para se adequar às diversas situações.

As principais características dessa consultoria são: as reuniões são realizadas com a média administração, é mais difícil negociar neste estilo de consultoria, as mudanças podem ser constantes e a empresa pode ser inflexível ás propostas.

  • Consultoria personalizada – é aquela em que a empresa consultora define como vai trabalhar e personaliza o serviço de acordo com a solução requerida pelo cliente, sendo que as técnicas utilizadas podem ser aquelas que já foram usadas para consultoria de outras empresas e têm as seguintes características:

A reunião de contato é realizada com a alta administração, a desvantagem é que a aprovação é mais lenta e tem que passar pela aprovação de diversos membros.

Nessa consultoria é necessário obter a aprovação da média administração para que se realize um trabalho em equipe, com soluções voltadas para operacionalização, à implantação pode envolver diversos departamentos.

  • Consultoria especializada -é a consultoria que busca se especializar em determinado assunto e assim solucionar problemas de empresas que possuem problemática neste mesmo tema.

A consultoria especializada é a que mais cresce, porque geralmente as empresas têm os mesmos desafios para alcançar o sucesso.

A vantagem nesta consultoria é que a resistência é baixa, o projeto de realização têm poucas mudanças, na implantação do projeto de melhorias podem ser envolvidos todos os departamentos.

  • Consultoria globalizada – é aquela em que a empresa de consultoria presta seus serviços para empresas de outros países, essa consultoria levar em consideração a amplitude de realização e não os assuntos abordados. As consultorias globalizadas devem dominar assuntos como: avanço tecnológico, desenvolvimento do comércio exterior e outros.
  • Consultoria generalista – este tipo de consultoria busca a orientação dos diversos setores da empresa.

Esse tipo de consultoria também conhecida como consultoria total, possui o risco de realizar uma consultoria que não encontre integração e não busque melhoria de forma

conjunta, até porque, a consultoria deve ser um projeto que envolva o maior número de participantes possível.

Essa consultoria deve considerar que a empresa é um sistema integrado e que as soluções devem envolver toda a empresa, quando a consultoria consegue isso, representa bons resultados e redução de custos para a empresa.

Consultorias bem sucedidas

As empresas de consultorias bem sucedidas criam produtos de consultorias em diversas especialidades e assim, aprofunda-se em temas e tornam-se especialistas em diversos assuntos que interessam ás empresas.

Assim, toda vez que as empresas precisarem de serviços de consultoria em processos, saberá onde encontrar. Essa sistematização deve servir para que a empresa aloque serviços com maior responsabilidade, orientando sobre assuntos em que realmente detém o conhecimento, a experiência e que é fonte de estudo para a consultoria.

De forma geral, as consultorias devem prestar um serviço de qualidade e para isso devem buscar conhecer novas tendências, novas tecnologias que podem ser aplicadas no negócio, caminhando com a evolução.

O setor de consultoria é também um setor em que há riscos, por isso para sobreviver no ramo é necessário atualização, estudo, visão analítica e sistêmica, empatia e

principalmente a capacidade de se dedicar e acompanhar os “cases” como se fossem os únicos, com esmero e atenção despendida.

Afinal, os clientes exigirão dedicação e atendimento personalizado de uma Consultoria Empresarial.